Geração de FCI

Geração de FCI

Mensagempor supervisor » 31 Jul 2013, 11:01

Para que o sistema possa apurar e gerar os cálculos referente a FCI, deve-se seguir os seguintes passos:

1) Em Cadastros / Produtos, aba Formulação, cadastrar os itens componentes do produto, informando o item e a quantidade usada. Informar o preço de venda do produto, para o caso de não haver notas dentro do período.

2) Em Movimentos / Entrada NF, Lançar as entradas, informando o item da NF, a quantidade, e no campo de Origem (CST), informar como vem na NF.
2.1) Caso a origem seja 1, 2 ou 8, o sistema usa 100% de CI.
2.2) Caso seja 3, o sistema usará 50%.
2.3) Caso seja 5, usa-se 0%, ou seja, desconsidera-se o item.
2.4) Pra efeito de cálculo o sistema usará o valor unitário, retirando-se impostos e descontos.

3) Em Movimentos / Geração FCI, inclui-se um novo lote, confirme o período de apuração, sempre sendo o penúltimo mês vigente.
3.1) Clicar em Processar, para que o sistema faça os cálculos de apuração de valores e do %CI.
3.2) Em caso de não localização no penúltimo mês, o sistema retrocede até encontrar uma movimentação.
3.2) Caso o produto final não tenha nenhuma saída em nenhum período, deve-se usar o campo "Vlr Venda" para estipular um preço base para que o sistema consiga fazer o cálculo.

Em caso de não usar a formulação no sistema deve-se:

1) Em Movimentos / Geração FCI, inclui-se um novo lote;
1.1) Inclui-se manualmente os produtos, informando o código do produto ( O sistema busca a Unid. de Medida e o NCM pelo cadastro.)
1.2) Informar o Valor das Saídas - Calcular pelo Relatório: Relatórios / Emissão de NFs / Notas Emitidas por Produto - Resumo. Nele é calculado a média Ponderada. Usar primeiro um filtro com CFOps de fora do estado, caso não retorne algum produto, usar com o filtro de CFOps dentro.
1.3) Valor Parc. Importada: Seria a média do valor unitário das compras de importados (1, 2 ou 3), descontando-se o ICMS e IPI, e multiplicando pela quantidade usada no produto final. ex.: Compra-se um insumo, por 10,00. Descontando o ICMS (calculando 4%), fica 9,60. Se para o produto 1 uso 2 Unidades desse insumo, o valor da importação é de 19,20.

Ao cadastrar o Lote, foram criados novos campos:
1) Indicar FCI NF ? - Gera na NF o nº do FCI. Esse campo deve ser marcado, e só desmarcado em caso de adiamento ou suspensão da lei.
2) Usar Faixas na NF ? - Caso marcado, imprime na NF somente a faixa de % CI - 0% ou 50% ou 100%.
3) Na lista de Produtos, coluna Ativo - Caso seja desmarcado, o sistema não considera mais esse produto com Conteúdo de Importação, e não altera nada na NF.

Após cadastrado e gravado o Lote, gerar o arquivo FCI em Funções / F9 - Geração Arquivo FCI. Selecionar a pasta e gerar.
Para enviar o arquivo gerado, usar o validador disponível em http://www.fazenda.sp.gov.br/fci/downlo ... nloads.asp
Usa-se o TED em conjunto: http://www.sefaz.rs.gov.br/dwn/DownloadTED.aspx

Após transmitir o lote, guardar o nº do protocolo gerado, com ele baixar o arquivo retorno em: https://www.fazenda.sp.gov.br/cciweb/default.aspx
Entrar com a identificação do certificado digital, e clicar em Consulta / Códigos de FCI. Na tela que abrir, fazer o download do arquivo, e importar no sistema.
supervisor
Site Admin
 
Mensagens: 27
Registrado em: 22 Dez 2011, 14:30

Voltar para NTs, Portarias, Instruções

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron